Criptografia...trabalhando com trechos de músicas

Esta atividade foi realizada inspirada no livro 250 códigos de quebrar a cabeça de Philip Carter.

A palavra 'criptografia', que significa a ciência dos códigos, deriva das palavras gregas kryptos (secreto) e graphos (escrita). A criptografia inclui o uso de mensagens escondidas, cifras e códigos. Seu propósito é o de alterar a forma de uma mensagem ou comunicação, de tal modo que ela seja inteligível apenas para a pessoa que possui a chave. A criptoanálise (que também pode ser chamada 'criptografia') é a quebra de códigos ou cifras sem a chave. (CARTER, 2007) 

No livro são apresentados alguns quebra-cabeças a serem desvendados, como, por exemplo, este:

Os criptogramas mais simples são aqueles nos quais todas as letras do alfabeto - de A a Z - são substituídas por outras no texto codificado. 
No exemplo acima: a letra A foi substituída pela letra N, logo em todo momento que aparecer o N no texto original temos o A. (não colocarei a resposta...mas quem tiver muita dificuldade em descobrir...pode deixar comentário ou enviar e-mail...e quem descobrir e quiser colocar no comentário...será bem vindo!)

Mas para trabalhar com os alunos resolvi criptografar trechos de letras de músicas.

Primeiramente selecionei alguns trechos...
para cada texto criei um código...
depois substituí os textos...
vale lembrar que não é uma tarefa muito simples!em vários momentos acabei atribuindo letras repetidas, em outros substituí invertido... o A virou W, mas na hora de substituir às vezes pegava a relação T-A. Um teste de concentração e atenção!!!

Abaixo está o exemplo de como foi construído o primeiro trecho de música:

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
CAZUZA
A-W / B-C / C-O / D-U / E-Z / F-P / G-R / H-B/ I-H / J-T / K-F / L-S / M-Q / N-Y / O-M / P-N / Q-G / R-I / S-D / T-A / U-K / V-L / W-J / X-V / Y-X / Z-E

ZK LZTM M PKAKIM IZNZAHI M NWDDWUM
ZK LZTM KQ QKDZK UZ RIWYUZD YMLHUWUZD
M AZQNM YWG NWIW

OWEZEW


Quando realizei a atividade com os alunos foi necessário passar no quadro e mostrar como efetuar as trocas, mas foi uma apropriação legal por parte deles... muitos conseguiram captar a essência da atividade e a função de que o que está escrito na realidade é a representação de outra coisa...
Como mais adiante iremos trabalhar com equações e situações onde as letras representam valores e o x vai equivaler a vários valores distintos dependendo da equação... o mesmo ocorreu ao decifrar as músicas... em cada novo trecho de música uma nova chave para decifrar o código...se o A por horas foi W em outras pode ser B, G ou H...

Tentei utilizar artistas que eles conhecessem as letras das músicas...
os trechos que seguem são de uma música do Projota...
abaixo de cada trecho está o nome do artista...esta informação foi dada a eles no momento em que foi proposto o desafio e serviu para ajudar no começo do processo de decifrar...


Z UEXZ RS SBQZHGJ, MEHGJ G USJ
MEHSE Z UEXZ THZ XZBQZH, WEP RSJ TZTSF
MGXGY YZG QGRSHQEZBMSY XS AZEKG XG QSJ
TGEY USBXSR GY YSJY YGBDGY THZ TZCZH G ZFJCJSF

THGVGMZ



P WUKP M EPOCUIUOUV, IMONPC VE VBNVE M EM MGSCMJPC
GV UGUOUV M KUIUOUB, YPE WPU EM POVESZYPC
V EVIP M ZY TMEEUYV WUOUV, WPU SM POVYVKPC
MZ TCMIUCV ZY TCMOUTUOUV TCP YM MGEUGPC P WVPC

TCVHVSP



G CGOCB OG GY FLFYGZLOOG NPL DLXLP
BY OG GY GPPLOOG B NBPIYFYGO NPL JLVILP
LAVHL LOOAC DLPAL CYAIB CLAO
HB MYG MYGC DLXL KBVAIB CLO OB DLXL G VLB DLR

NPBZBIL

 
É uma atividade que requer várias habilidades e acaba prendendo a atenção da maioria. Podem ser usados trechos de música, mensagens ou o que desejarmos...
Testada e aprovada!

Beijos da Lê!

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