Adoro coisas fofinhas e bonitinhas... e os japoneses dão um nome especial a esse tipo de coisa... kawaii. Espero não ter pecado na escrita nem na concepção do termo, mas a intenção é a de mostrar também alguns termos que podem facilitar as buscas por esse tipo de material super fofo... jogar no Google a palavra kawaii é a certeza de encontrar muitos elementos fofos, principalmente na busca por imagens.
Hoje resolvi apresentar um coelhinho bem simples! Em uma dessas buscas 'kawaii' encontrei o diagrama deste origami em japonês. A imagem aparentemente foi scaneada de uma revista japonesa, como não domino o idioma tenho grande dificuldade de encontrar a referência exata desse tipo de material, mas abaixo fiz o PAP com fotos, espero que gostem!
É uma atividade bem legal para trabalhar até mesmo com crianças,
educação infantil...afinal não é só na páscoa que o coelhinho pode ser
lembrado! Pode ilustrar a fábula da lebre e da tartaruga, a história 'Menina bonita do laço de fita' da Ana Maria Machado, ou ainda a história 'Adivinha quanto eu te amo' de Sam McBratney. Este último é uma história linda e inclusive foi um dos livros distribuídos pela campanha do Itaú [http://ww2.itau.com.br/itaucrianca/]!
Vamos ao PAP... Material: Uma folha de papel quadrada! 10cmx10cm é um bom tamanho! ou 15cmx15cm! Tesoura e Canetinhas!
1. Dobre a folha ao meio para marcar o papel.
2. Dobre nas marcas indicadas para que fique como se fosse uma casquinha de sorvete de cabeça para baixo.
3. Dobre o triângulo inferior.
4. Dobrar ao meio para marcar o papel. (unir as extremidades, mantendo o alinhamento vertical, para obter o meio da figura)
5. Ao efetuar a dobra este deverá ser o formato obtido inicialmente.
6. Esta será a marca que ficará no papel, agora vire o modelo.
7. Novamente deverá ser dobrada a metade, mas agora em relação à própria marcação do meio. A marcação do meio deverá ficar sobreposta à base do triângulo.
8. Não é necessário desmarcar a última dobra realizada, mas no passo 9 será desfeita a dobra para que possamos visualizar exatamente onde ocorrerá a próxima dobra.
9. Entre as duas marcas será feita outra dobra. Com esta dobra as duas marcas anteriormente realizadas irão coincidir.
10. Virar novamente o modelo.
11. Dobrar os triângulos. (durante a execução é fácil visualizar os dois triângulos).
12. Dobrar o papel seguindo as marcas indicadas para que possamos definir os bracinhos do coelho. Estamos visualizando as costas do coelho os bracinhos serão dobrados para a frente devemos virar o modelo novamente.
13. A dobra dos bracinhos é realizada de modo que eles atinjam aproximadamente o centro do modelo. E é feita paralelamente ao eixo central para que os bracinhos possam sustentar o coelho em pé após estar pronto. (Mas também é possível ajustar os bracinhos lá no final, em geral, é necessário fazer este ajuste)
14. Cortar o papel para poder separar as duas orelhinhas. Seguir a marca indicada, pois o corte será realizado apenas para que possa ser realizada a dobrinha da orelha.
15. Dobrar a orelhinha para facilitar no referencial para desenhar o seu interior.
16. Desenhar o rostinho do coelho, as marcas do papel facilitarão esse procedimento. E é simples... dois arquinhos são os olhos, um pontinho o nariz, outro arquinho a boca e três tracinhos de cada lado para as barbichinhas.
Se utilizarem com as crianças compartilhem aqui como foi!
Bom trabalho! Beijos da Lê!
Postar um comentário