Coelhinho Kawaii

Adoro coisas fofinhas e bonitinhas... e os japoneses dão um nome especial a esse tipo de coisa... kawaii. Espero não ter pecado na escrita nem na concepção do termo, mas a intenção é a de mostrar também alguns termos que podem facilitar as buscas por esse tipo de material super fofo... jogar no Google a palavra kawaii é a certeza de encontrar muitos elementos fofos, principalmente na busca por imagens.

Hoje resolvi apresentar um coelhinho bem simples! Em uma dessas buscas 'kawaii' encontrei o diagrama deste origami em japonês. A imagem aparentemente foi scaneada de uma revista japonesa, como não domino o idioma tenho grande dificuldade de encontrar a referência exata desse tipo de material, mas abaixo fiz o PAP com fotos, espero que gostem!
É uma atividade bem legal para trabalhar até mesmo com crianças, educação infantil...afinal não é só na páscoa que o coelhinho pode ser lembrado! Pode ilustrar a fábula da lebre e da tartaruga, a história 'Menina bonita do laço de fita' da Ana Maria Machado, ou ainda a história 'Adivinha quanto eu te amo' de Sam McBratney. Este último é uma história linda e inclusive foi um dos livros distribuídos pela campanha do Itaú [http://ww2.itau.com.br/itaucrianca/]!

Vamos ao PAP... Material: Uma folha de papel quadrada! 10cmx10cm é um bom tamanho! ou 15cmx15cm! Tesoura e Canetinhas!


 1. Dobre a folha ao meio para marcar o papel.
 2. Dobre nas marcas indicadas para que fique como se fosse uma casquinha de sorvete de cabeça para baixo.
 3. Dobre o triângulo inferior. 
 4. Dobrar ao meio para marcar o papel. (unir as extremidades, mantendo o alinhamento vertical, para obter o meio da figura)
 5. Ao efetuar a dobra este deverá ser o formato obtido inicialmente.
 6. Esta será a marca que ficará no papel, agora vire o modelo.
 7. Novamente deverá ser dobrada a metade, mas agora em relação à própria marcação do meio. A marcação do meio deverá ficar sobreposta à base do triângulo.
 8. Não é necessário desmarcar a última dobra realizada, mas no passo 9 será desfeita a dobra para que possamos visualizar exatamente onde ocorrerá a próxima dobra.
 9. Entre as duas marcas será feita outra dobra. Com esta dobra as duas marcas anteriormente realizadas irão coincidir.
10. Virar novamente o modelo.
 11. Dobrar os triângulos. (durante a execução é fácil visualizar os dois triângulos).
 12. Dobrar o papel seguindo as marcas indicadas para que possamos definir os bracinhos do coelho. Estamos visualizando as costas do coelho os bracinhos serão dobrados para a frente devemos virar o modelo novamente.
 13. A dobra dos bracinhos é realizada de modo que eles atinjam aproximadamente o centro do modelo. E é feita paralelamente ao eixo central para que os bracinhos possam sustentar o coelho em pé após estar pronto. (Mas também é possível ajustar os bracinhos lá no final, em geral, é necessário fazer este ajuste)
 14. Cortar o papel para poder separar as duas orelhinhas. Seguir a marca indicada, pois o corte será realizado apenas para que possa ser realizada a dobrinha da orelha.
15. Dobrar a orelhinha para facilitar no referencial para desenhar o seu interior.
16. Desenhar o rostinho do coelho, as marcas do papel facilitarão esse procedimento. E é simples... dois arquinhos são os olhos, um pontinho o nariz, outro arquinho a boca e três tracinhos de cada lado para as barbichinhas.
Se utilizarem com as crianças compartilhem aqui como foi!
Bom trabalho! Beijos da Lê!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Arilê - Todos os Direitos Reservados.
Design por Ana flor design I Programado por Heart Ideas - soluções criativas