Cada número tirado do saquinho...uma conta a ser realizada para que pudesse ser encontrado o resultado e então, se fosse o caso, marcar o número na cartela... Cartela fechada = prêmio!
Mais detalhes sobre a atividade realizada...
Material necessário:
- Folha com as correspondências entre número e conta (exemplo: 3 = 12 - 9)
- Cartela de bingo (encontrada por aqui em livrarias ao preço de R$2,00 com 100 cartelas)
- Números de 1 até 75 para serem sorteados
A vantagem de utilizar a folha com as contas é que a cada rodada pode ser utilizada uma nova folha... assim quando faltar, por exemplo, o número 7... pode ser que o aluno precise encontrar o resultado de 6 + 1 ou 10 - 3 ou 14 / 2 ou 7 x 1.
O interessante é variar... colocar contas mais simples e mais complexas...e abrangendo as quatro operações...
Exemplo:
1 = 12 / 12
9 = 3 x 3
11 = 20 - 9
29 = 30 - 1
44 = 4 x 11
74 = 50 + 24
(Elaborar as equivalências até o número 75 que é o máximo a ser tirado quando compramos aquelas cartelas prontas.)
Como a meta é completar a cartela... ao final da rodada são realizadas quase todas as contas propostas, já que são retirados quase todos números até que surja algum vencedor... claro que a pessoa poderia ser muito sortuda e já nas primeiras cantadas de pedra fechar o bingo... mas nas minhas três turmas foi necessário calcular muito para chegar a um vencedor! A foto acima mostra o tanto de fichas sorteadas...e a rodada ainda não estava no fim!
Como a meta é completar a cartela... ao final da rodada são realizadas quase todas as contas propostas, já que são retirados quase todos números até que surja algum vencedor... claro que a pessoa poderia ser muito sortuda e já nas primeiras cantadas de pedra fechar o bingo... mas nas minhas três turmas foi necessário calcular muito para chegar a um vencedor! A foto acima mostra o tanto de fichas sorteadas...e a rodada ainda não estava no fim!
Na atividade realizada com as minhas turmas de 7ºs anos ficaram todos muito atentos e sempre tiveram alunos que foram respondendo em voz alta os resultados... e disputavam entre eles para ver o que responderia primeiro...
(Há a possibilidade de que as cartelas sejam reaproveitadas...caso marquem com grãos ou bolinhas de papel...mas optei por descartar a cartela ao final de cada partida...assim cada um poderia marcar com caneta sem que os marcadores móveis voassem ou se deslocassem)
É importante ao final de cada rodada conferir se realmente os alunos completaram o bingo. Alguns podem esquecer algum número e então o jogo segue! Considerei todos que 'bingaram' na mesma rodada... pois ao considerar aquele que se manifestasse mais rápido poderia desfavorecer aqueles mais tímidos que não gritam ou não gostam de chamar atenção.
Importante ter um prêmio ou brinde que possa ser repartido. Sei que muitos podem achar negativa a ideia do brinde, mas é uma opção particular e acho que muito mais motivante. E nem sempre precisa ser algo físico... pode ser algo mais simbólico... vai da criatividade do professor. O importante é eles estarem envolvidos na atividade em si...não o resultado. E em algumas turmas embora no início tivessem perguntado pelo brinde ao final quando surgia o vencedor a graça estava em tentar conseguir a última peça e o brinde acabou sendo irrelevante. Mas nesta ocasião optei por um pacote de balas para cada turma.
Ao final da rodada realizada muitos pediram uma nova rodada. A atividade foi muito produtiva e provavelmente será realizada novamente. A intenção é intercalar estas atividades ao longo das semanas de modo a explorar outras habilidades e através do lúdico conseguir também conhecer melhor os alunos.
Beijos da Lê!
Postar um comentário